Atividades extracurriculares


As atividades extracurriculares decorrem em três âmbitos: 

1. APOIO INDIVIDUAL

Neste âmbito inserem-se atividades realizadas com alunos da direção de turma dos professores dinamizadores. 

2. TURMA

Para além de atividades individualizadas, estão a ser desenvolvidas dinâmicas de grupo relativamente a um grupo- turma específico. 

3.  SPO

Em colaboração com o SPO, será desenvolvida a atividade denominada "Ansiedade, mas não muita". 

HORÁRIO DO CURSO

Turmas: 10º K, N, O - 5ª feira 10h15 / sala 310 / dias 7, 14, 21, 28 de abril

Turmas: 10º B, J, L, P - 5ª feira às 14h30 / ginásio / dias 7, 14, 21, 28 de abril

Turmas: 10º E, G, I, F - 6ª feira às 14h30 / ginásio / dias 8, 15, 22, 29 de abril

Reunião com pais: dia 27 de abril, 18horas, sala 301

PARTICIPANTES

O curso foi dirigido aos alunos das várias turmas de 10º ano.

A Dinamização e desenvolvimento do mesmo esteve a cargo do Serviço de Psicologia e Orientação da escola (SPO), com colaboração do Gabinete Erasmus+.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

  • esolução de um problema identificado na escola, o excesso de stress e ansiedade apresentado por alguns alunos da escola em momentos de avaliação, como sejam apresentações orais, testes ou mesmo a normal participação nas aulas do dia-a-dia.

  • abendo que esta escola atribui bastante importância às apresentações orais e à defesa dos projectos perante o grupo. Muitos alunos sentem-se ansiosos nessas apresentações ou nas avaliações em geral. Alguma ansiedade é normal e até necessária, mas quando é demais pode levar ao chamado bloqueio e até mesmo a faltar à aula, tornando-se um problema. Propusémo-nos assim a ensinar algumas técnicas para manter a ansiedade em níveis baixos e evitar que interfira demais com o rendimento escolar e com o bem-estar pessoal.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Para ajudar aqueles/as que sentem níveis de ansiedade elevados, propusémo-nos a realizar um pequeno curso para alunos do 10º ano com a duração de 4 sessões semanais a iniciar no 3º período.

No final realizámos uma reunião para os pais sobre este tema, onde foram explicados os objectivos e conteúdo das sessões com os alunos, assim como dadas algumas orientações sobre como lidar com adolescentes com esta problemática.

Forma de selecção dos alunos para o Curso: Email enviado pela Psicóloga a explicar o Programa que se iria desenvolver, para todos os Diretores de Turma de 10º ano / Professores de Projeto e Tecnologias. Seguidamente, estes professores identificaram alunos com esta problemática, sugerindo-os para frequência do Curso (depois de previamente falarem com eles) ou perguntaram nas suas turmas quem estaria interessado/sentia essa necessidade.

Desta forma, as inscrições surgiram por email e foram feitas as divisões dos grupos, consoante os horários das turmas. Resultaram 3 grupos, com os horários já acima descritos.

A partir daqui foi redigido um documento explicativo, que foi enviado aos Encarregados de Educação dos alunos inscritos, para que tomassem conhecimento do Curso e dessem autorização para a frequência do mesmo pelo seu educando.

PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

Objetivos 1ª Sessão:

  • Apresentação do programa, motivação;
  • Conhecimento mútuo e confiança no grupo;
  • Conhecer os principais fatores causadores da ansiedade às avaliações e algumas formas de a reduzir;
  • Aprender a técnica de respiração, como forma de reduzir a ansiedade.

Objetivos 2ª Sessão:

  • Reforçar a confiança no grupo;
  • Conhecer e por em prática algumas técnicas de mindfulness;
  • Experimentar a mudança de postura física como forma de alterar as emoções;
  • Ser capaz de identificar os pensamentos que desencadeiam respostas de ansiedade e encontrar pelo menos um pensamento alternativo.

Objetivos 3ª Sessão:

  • Confiança no grupo;
  • Conhecer as principais fases de preparação das avaliações e apresentações, identificar as mesmas em si próprio e perceber quais precisam de melhorar.

Objetivos 4ª Sessão:

  • Incidência sobre os pensamentos e escala que começa a surgir perante uma situação causadora de ansiedade. Foco no tipo de pensamentos alternativos;
  • Técnica de mindfullness do "Enraizamento;

  • Concentração da atenção em determinada pessoa, procurando reduzir-lhe a ansiedade provocada pelo momento de observação. Apresentação de pensamentos alternativos.

No decorrer do Curso, surgiu a necessidade de realizar uma 5ª e última sessão para término do Programa, com simulação e recurso às técnicas apreendidas.

Objetivos 5ª Sessão:

  • Incidência sobre os pensamentos e escala que começa a surgir perante uma situação causadora de ansiedade. Foco no tipo de pensamentos alternativos;
  • Simulação de uma situação de apresentação em aula, com assistência.
  • Utilização da técnica de mindfullness ou respiração como elemento de abstracção do universo exterior e moderador da ansiedade inerente à situação.
© 2016 Escola Secundária Artística António Arroio - R. Cel. Ferreira do Amaral,1900-165 Lisboa
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